
A Prefeitura de Dourados, através Sems (Secretaria Municipal de Saúde), informa que seguirá as determinações da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e manterá o intervalo predeterminado para a aplicação da Dose 2 das vacinas contra a Covid no município. As medidas seguem as recomendações de publicadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).
O Núcleo de Imunização de Dourados mantém hoje (14), a aplicação de Dose 2 para aqueles que tomaram a Dose 1 até o dia 5 de maio. “Com a publicação da nota técnica, iremos nos reunir para estudar estratégias para a vacinação”, aponta Edvan Marques, assessor especial de Imunização.
A nota publicada pela SES ainda reforça que, para muitas vacinas, de maneira geral, intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas. Portanto, a medida pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras.
Entre as vacinas aplicadas em Dourados estão a: Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen, que, respectivamente, possuem intervalo entre uma dose e outra de, 28 dias, 90 dias, 90 dias e a última é dose única.
