
“Ouvi relatos de pessoas que enfrentaram a adversidade e, no meio da crise, tiveram a oportunidade de começar algo novo. Aquilo ficou guardado”. Essas são as lembranças que a hoje designer de unhas e sobrancelhas, Letícia Barbosa guardou da oficina de empreendedorismo que passou pelo assentamento Santa Mônica, em Terenos.
Os cursos chegaram até ela e outras centenas de jovens através do programa “Movimenta Juventude”, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude. O objetivo é fomentar o empreendedorismo entre jovens com um olhar de transformação e melhoramento das atividades já existentes, além de incentivar novas oportunidades de negócios.
“Naquela época eu trabalhava na roça, com a perda da lavoura, após o curso eu procurei outra fonte de renda, e foi onde comecei a trabalhar como manicure”, lembra Letícia.
A geada que atingiu Mato Grosso do Sul em junho de 2021 fez com que Letícia perdesse toda a lavoura de quiabo e abóbora paulista. Dois meses depois, a ação de empreendedorismo do Governo do Estado chegou ao assentamento.
“Fiz o curso na época porque acho muito importante a participação da população quando temos a oportunidade. E eu mal sabia que ele iria me servir”, comenta.
Em janeiro de 2022, Letícia deu início aos primeiros atendimentos como manicure, e ainda foi se especializar em designer de sobrancelhas.
“Atualmente trabalho como manicure tradicional, designer de sobrancelhas e alongamento em acrílico. Já são 15 meses na profissão. O curso serviu para me dar direção, às vezes nos vemos em saída, mas na realidade pode ser que estejamos olhando para a direção errada”, descreve.
E não para por aí. A designer que vai até a clientela está nos preparativos para inaugurar um espaço de atendimento anexo à casa, no assentamento, o que orgulha quem estendeu a mão à Letícia por meio do projeto.
“O assentamento Santa Mônica foi nosso piloto, onde iniciamos o empreendedorismo no campo, e o que mais faz com que a gente se sinta gratificante com a ação é ver o brilho no olhar daqueles jovens”, diz a coordenadora do projeto Movimenta Juventude, Marineuza Nascimento.
