
José Henrique Marques
Tá dito: “Todas as riquezas do mundo não valem um bom amigo” (Voltaire)
EMPODERADAS – A nota publicada na coluna “Antenado”, daqui da Folha, sobre eventual candidatura da empresária Cecília Zauith (DEM) à prefeita de Dourados, repercutiu uma barbaridade. Até o deputado Renato Câmara (MDB) se manifestou apoiando o projeto através do site Douranews, do jornalista Clóvis de Oliveira. A julgar pela tentativa do parlamentar estadual de encaixar a esposa Cristiane Iguma Câmara como vice de Geraldo Resende (PSDB) em 2016, dá para supor que o ex-prefeito de Ivinhema trabalha com a hipótese da dobradinha Cecília-Cristiane na sucessão de Délia Razuk ou numa variante, hoje mais provável, Barbosinha-Cristiane – DEM/MDB, caso o casal permaneça sob as benções do ex-governador André Puccinelli.
AMIGOS – Renato Câmara, aliás, não está na contramão do projeto político de Reinaldo Azambuja (PSDB) para Dourados nas eleições de 2020. Embora no MDB de Puccinelli, o ex-prefeito de Ivinhema tem como ativo político o fato de ser amigo de longa data do atual governador. Então, se os colegas de parlamento – Marçal Filho (PSDB) e Barbosinha – e até mesmo o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende titubearem [além de André], o astuto “forasteiro” será ungido candidato do Governo na segunda cidade do Estado.
BRASÍLIA – Ainda que sonhe em ser prefeito de Dourados (disputou em 2016 e ficou em terceiro lugar, atrás de Délia e Geraldo), uma candidatura estruturada de deputado federal é uma boa alternativa para Renato Câmara, dizem gente próxima do deputado. E com a mulher de vice-prefeita seu projeto fica turbinado. Nesse caso, mais uma vez, Barbosinha e Geraldo, que hoje estão no campo político de Reinaldo e que também aspiram a Câmara Federal seriam prejudicados pela jovem raposa do Vale do Ivinhema.
FUMAÇA – É impressionante o poder remanescente da indústria do tabaco. Nos Estados Unidos, no Brasil, na Europa, enfim, no mundo capitalista há uma cruzada contra os cigarros eletrônicos através da mídia, na maior cara de pau. Mal deve fazer mesmo, mas as vítimas são ínfimas diante dos milhões que morrem e já morreram pitando o cigarro vegetal. Se fosse honesta, a campanha teria que mirar os dois produtos industrializados.
TRABALHISMO – A prefeita Délia Razuk acerta ao se filiar no PTB, nem tanto pela presença do filho, o deputado Neno, mas pelo perfil. Construiu carreira política acolhendo os mais pobres, os trabalhadores.
TETILA –Everton Castelão Tetila venceu Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2018, na categoria pesquisador sênior. A iniciativa é patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Movimento Brasil Competitivo (MBC); do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai; e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. Everton apresentou o projeto desenvolvido na UFGD “Um abordagem de aprendizagem profunda para contagem automática de insetos-praga na soja”. Ele é filho do casal Amauri e Edna Tetila.
VAJA JATO – A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (19) mais duas pessoas suspeitas de participar do hackeamento de diálogos de autoridades, entre elas de procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro. A ação faz parte da segunda fase da operação Spoofing, que apura a invasão em telefones de pessoas ligadas à Lava Jato, e ocorre em São Paulo, Brasília e Ribeirão Preto.
