
O Parque Municipal do Paragem deverá ser uma nova opção de lazer em Dourados e o projeto pode começar a sair do papel já no primeiro aporte de recursos do financiamento internacional de 40 milhões de dólares que a prefeitura está em vias de obter junto ao Fonplata (Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata).
Nos 183.522,63 metros quadrados de área, o planejamento da administração municipal prevê trilhas, passarelas, guarita, estacionamento e o cercamento do transcurso do córrego do Paragem, que corta o perímetro urbano do município na região do Grande Água Boa até desaguar no Rio Dourados.
Em recente entrevista ao Dourados News, o prefeito Alan Guedes (PP) informou a expectativa de assinar em janeiro de 2022 o contrato com o Fonplata para já obter até 30% do valor financiado. “Nós prevemos para o ano que vem R$ 40 milhões. Algumas obras já contratamos os projetos executivos, para novas vias, requalificações, e o parque do Paragem”, detalhou na ocasião.
A implantação de parte do Parque Natural Municipal do Paragem consta no Programa de Desenvolvimento de Dourados, detalhado no projeto de lei que o Executivo enviou à Câmara com pedido de aprovação para contratar o empréstimo internacional.
Aprovado pelo Legislativo municipal em setembro e pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos) do Ministério da Economia na segunda-feira (25), o financiamento agora depende apenas do aval do Senado.
Douranews
